Relatórios de Atividades a partir do ano 2000

2020

Relatório de Atividades Ano 2020

 

O ano de 2020 foi extremamente atípico, impondo a todos a obrigatoriedade de um rigoroso distanciamento social, numa clausura física e alta tortura comunicacional, pelo bombardeamento de informações alarmantes. 

 

Ninguém passou incólume a esse tempo. Muitos sofreram grandes tristezas e, mesmo após a pandemia, restarão imensas saudades.

 

O Conselho de Minerva e as Associações de Antigos estiveram impedidos de realizar quaisquer eventos presenciais, mas se mantiveram na divulgação de apoio às ações governamentais de controle do COVID-19.

 

A despeito de tais impedimentos o Conselho de Minerva encareceu aos Antigos Alunos que enviassem testemunhos sobre sua vida universitária, em homenagem aos 100 anos que marcavam a trajetória da UFRJ. A série foi iniciada com a Professora Emérita e Conselheira Ana Ivenicki. 

 

Apesar das posses presenciais terem sido impossibilitadas novos Conselheiros foram indicados e aceitos em 19 de março, tais como: Daniel Oliveira Branco Silva.

 

Um novo ano chegou e com a se renova a esperança e se alicerça a gratidão por termos sido poupados. Como eternos aprendizes na Escola da Vida, nos fica a advertência para um maior empenho na edificação de uma sociedade mais justa, pressuposto para o atendimento do ideal coletivo pela felicidade. 

2019

Relatório de Atividades Ano 2019

 

Novo Conselheiro

Em solenidade festiva no Clube de Engenharia foi empossado como Conselheiro Emérito Eduardo Linhares Qualharini, representante dos Antigos Alunos no Conselho Universitário da UFRJ. 

 

Despedida

Em solenidade com a presença de suas filhas e neta foi homenageada a memória de Raymundo Bittencourt Machado, um dos criadores do Conselho de Minerva em 1999, ao lado de Gilberto Lima (falecido) e Sebastião Amoêdo.

 

Relações Internacionais

O Vice Presidente de Relações Internacionais José Marcus Raso Eulálio manteve entendimentos com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e autoridades universitárias de Portugal, para regulamentação da reciprocidade no reconhecimento do diploma de Medicina em ambos os países.

 

Future-se

Tendo início uma nova gestão no Poder Executivo Federal as autoridades da Educação lançaram proposta do programa “Future-se” e instaram a sociedade a se manifestar, através de “consulta pública”. Conselheiros do Conselho de Minerva, representantes dos Antigos Alunos nos colegiados da UFRJ e demais Antigos Alunos da Universidade do Brasil, atual UFRJ, se reuniram e emitiram uma sugestão de posição sobre do programa, devidamente encaminhada ao Ministério da Educação.

 

Festa Nacional da Liberdade

O Conselho de Minerva apoiou a quinta edição da outorga da Comenda da Medalha da Resistência Cidadã, criada pela Associação de Antigos Alunos da Faculdade Nacional de Direito, que homenageou o Conselheiro médico Anderson de Barros Abreu, restaurador e presidente da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade Nacional de Medicina.

 

Honoris Causa

O Conselho de Minerva assinou indicação do nome de Oscar Araripe, da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade Nacional de Direito para fazer jus ao título de Doutor Honoris Causa da UFRJ. 

 

Assembléia da Medicina

O Conselho de Minerva deu apoio à Assembléia Geral da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade Nacional de Medicina na data de comemoração dos 211 anos da Faculdade. Presidida por Anderson Abreu contou com a presença do Presidente do CREMERJ Sylvio Provenzano graduado na FNM. O evento ocorreu no auditório Charles Damian, ex presidente da Associação, na sede do CREMERJ.

 

Jantar dos Antigos Alunos

O Conselho de Minerva participou de jantar de final de ano com Antigos Alunos e Professores, com a presença da Professora Tatiana Roque, Coordenadora do Forum de Ciência e Cultura da UFRJ. Na ocasião foi analisada a programação das comemorações dos 100 anos da Universidade e a colaboração das Associações e dos Antigos Alunos. Ficou acordado que o Conselho de Minerva iria liderar a participação de Antigos Alunos.

Banco de Talentos

Criado e constituído pelo CONSELHO DE MINERVA em 2000 o “Banco de Talentos”, é uma “central de estágios” desenvolvido pelo CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa-Escola), instituição com mais de 30 anos de existência e que compõe o quadro de Conselheiros Eméritos. A instituição, que passa por reestruturação ante a nova realidade social prossegue com seu trabalho de cadastrar e alocar oportunidades para os jovens que iniciam sua vida profissional.  

2018

Relatório de Atividades Ano 2018

 

Assembléia Geral

Em Assembleia Geral o CONSELHO DE MINERVA elegeu José Marcus Raso Eulalio para Vice-Presidente de Relações Internacionais. José Dias e Ana Ivenick para a Comissão Fiscal.

 

Novos Conselheiros

O Diretor Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, médico Professor Doutor Fausto José Conceição Alexandre Pinto foi diplomado Conselheiro Emérito de Minerva. A diplomação foi efetuada em Lisboa pelo Coordenador do Programa de Relações Internacionais da Faculdade Nacional de Medicina da UFRJ e Vice-Presidente do CONSELHO DE MINERVA, Médico Prof. Dr. José Marcus Raso Eulálio.

O Diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Professor Doutor Pedro Romano Martinez foi diplomado Conselheiro Emérito de Minerva. O diploma foi entregue pelo Presidente da Associação de Antigos Alunos da Faculdade Nacional de Direito, Dr. Paulo Horn.

O ex-Ministro da Saúde, médico José Gomes Temporão foi diplomado Conselheiro Emérito do CONSELHO DE MINERVA, durante o VI Forum do Observatório da Saúde do Estado do Rio de Janeiro.

 

Reflexão com Proposta

Presidentes de Associações de Antigos Alunos e Conselheiros de Minerva, em reunião extraordinária emitiram o texto: "À Reflexão com proposta", analisando o incêndio do Museu Nacional. O texto que foi publicado no dia 11 de setembro, deixa a questão: “Casas altas para abrigar musas? Primeiro é preciso saber se as queremos nas alturas!”.

 

Eleições nos Colegiados Superiores

Presidentes e delegados das Associações de Antigos Alunos se reuniram para analisar e escolher seus representantes para os colegiados superiores de Graduandos e de Graduados da UFRJ.

 

Forum “Sustentabilidade do SUS”

Idealizado, organizado e dirigido pelo CONSELHO DE MINERVA foi realizado, em conjunto com o Observatório da Saúde do Estado do Rio de Janeiro, o Forum intitulado “Sustentabilidade do SUS”, que contou com o apoio da Universidade Castelo Branco.

 

Medalha da Resistência Cidadã

Em sua terceira edição a Medalha da Resistência Cidadã, criada pela Associação de Antigos Alunos da Faculdade Nacional de Direito, homenageou o Conselheiro engenheiro presidente da A3P Heloi José Fernandes Moreira. 

 

Banco de Talentos

Criado e constituído pelo CONSELHO DE MINERVA em 2000 o “Banco de Talentos”, é uma “central de estágios” desenvolvido pelo CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa-Escola), instituição com mais de 30 anos de existência e que compõe o quadro de Conselheiros Eméritos. Em 2018 foram oportunizados 3.244 estágios para universitários da UFRJ. Na base do CIEE havia 4.356 universitários da UFRJ aguardando uma oportunidade, só em 2018 inscreveram-se 447.

2017

Relatório de Atividades Ano 2017

 

Conselheiros Eméritos

Em 2017 não houve diplomação de novos Conselheiros Eméritos. 

 

O ano de 2017 foi de imensa perplexidade para a Nação, com prenúncios da mais ampla incerteza. Ninguém e nenhuma instituição consegue passar incólume por tais períodos de tão profundas dificuldades, razão por que se permitiu a um estratégico recolhimento o CONSELHO DE MINERVA. 

Mas tais adversidades testam diariamente os limites das expectativas e obrigam a não descuidar da esperança por dias melhores, uma vez que abrir mão dos sonhos é desleixar com a própria vida, individual e coletiva. A história há de relatar o esforço de todos os brasileiros para vencer os desafios da sociedade contemporânea.

 

CEAQ Sorbonne no Brasil encerra atividades

O CONSELHO DE MINERVA permaneceu apoiando a institucionalização no território brasileiro de um centro internacional de estudos e pesquisas vinculado ao CEAQ Sorbonne. No Brasil sua representação formal foi e estava sendo desenvolvida pelo Professor Conselheiro de Minerva Roberto Cavalcanti membro do Grupo Le Corbusier-Rio de Janeiro, que nos deixou em 2017, legando a doce “saudade” de sua vida profícua e prazerosa, que sempre nos remeterá ao amargo de sua inexistência. 

 

Medalha da Resistência Cidadã

Em sua terceira edição a Medalha da Resistência Cidadã, criada pela Associação de Antigos Alunos da Faculdade Nacional de Direito, homenageou o Conselheiro médico Marcio Leal de Meirelles, executivo principal do Observatório da Saúde do Estado do Rio de Janeiro, criado pelo CONSELHO DE MINERVA. 

 

Banco de Talentos

Criado e constituído pelo CONSELHO DE MINERVA em 2000 o “Banco de Talentos”, é uma “central de estágios” desenvolvido pelo CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa-Escola), instituição com mais de 30 anos de existência e que compõe o quadro de Conselheiros Eméritos. Em 2017 foram oportunizados 1.405 estágios para universitários da UFRJ. Na base do CIEE havia 8.128 universitários da UFRJ aguardando uma oportunidade, só em 2017 inscreveram-se 1.992.

2016

Relatório de Atividades do Ano 2016

 

Novos Conselheiros Eméritos

Paulo Horn, Presidente da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade Nacional de Direito, foi diplomado Conselheiro de Minerva, durante festa em comemoração dos seus 50 anos. 

Foi ainda diplomada Conselheiro Emérito a UCB – Universidade Castelo Branco em solenidade no Salão Nobre do Palácio Pedro Ernesto, Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro.

 

Medalha da Resistência Cidadã

Em sua segunda edição a Medalha da Resistência Cidadã, criada pela Associação de Antigos Alunos da Faculdade Nacional de Direito, homenageou o Conselheiro Raymundo Bittencourt Machado, criador do CONSELHO DE MINERVA. 

 

Projeto Desculpas

O CONSELHO DE MINERVA assinou apoio projeto “Desculpas entre Brasil e Portugal”, pela condenação a morte de Tiradentes e pela expulsão de Don Pedro II. Iniciativa do Conselheiro Oscar Araripe, da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade Nacional de Direito. 

 

Sede de Saber

O Conselho de Minerva apresenta no Youtube a série “Sede de Saber”. Foram disponibilizadas as entrevistas com o professor, ex-diretor da Escola Nacional de Belas Artes e notório “carnavalesco” Fernando Pamplona; duas entrevistas com engenheiro Affonso Augusto Canedo Neto; o brigadeiro e fundador do Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ, Tércio Pacitti.

 

Futuro Conselheiro

O Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário Deputado Osmar Terra, graduado pela Faculdade Nacional de Medicina, recebeu o presidente da A³FNM Anderson Abreu e o vice-presidente executivo do CONSELHO DE MINERVA Sebastião Amoêdo, quando aceitou convite para receber a medalha de Conselheiro Emérito.

 

Esbulho Possessório na A³P

Sob a presidência de Heloi José Fernandes Moreira a A³P – Associação dos Antigos Alunos da Politécnica reuniu sua diretoria e associados no Clube de Engenharia para analisar o Esbulho Possessório da sede da Associação. Mantida há mais de 80 anos, desde que o atual IFICS era a Escola Politecnica a sede da A³P é um dos principais marcos da atuação dos antigos alunos a favor da universidade. Compareceram à reunião os seguintes representantes dos antigos alunos nos colegiados superiores: Ericksson Rocha e Almendra, Conselho Universitário; Eduardo Qualharini, Conselho do Forum de Ciência e Cultura; e Sebastião Amoêdo, Conselho de Curadores. Por unanimidade foi aprovada a adoção de todas as medidas cabíveis.

 

A³FNM poderá ter parceria com a Santa Casa

Os diretores da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade Nacional de Medicina, Anderson Abreu, Luis Londres e Jorge Luiz do Amaral (Bigu) reuniram-se com o Provedor da Santa Casa de Misericórdia, Dr. Francisco Horta, e o Secretário Municipal de Saúde do Município do Rio de Janeiro, Daniel Soranz. Na pauta a revitalização do Hospital da Santa Casa, imprescindível para o ensino da medicina no Estado do Rio de Janeiro. A A³FNM pretende estabelecer parceria com a Santa Casa objetivando o estabelecimento de um Hospital de Clínicas que apoie o ensino e a pesquisa. Dentre os colaboradores da Santa Casa estavam presentes os Mordomos do Hospital Geral, Hilton Koch, e dos Prédios, Mauro Dias. Na ocasião o Provedor Francisco Horta aceitou o convite do vice-presidente executivo do CONSELHO DE MINERVA, Sebastião Amoêdo, para receber a medalha de Conselheiro Emérito.

 

Novo Marco Regulatório

Dirigentes de Associações de Antigos Alunos se reuniram na Asse, empresa de consultoria contábil, para conhecimento do novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil.

 

Direito reconhecida como Nova Associação

O Conselho Universitário da UFRJ reconheceu em Sessão de 27 de Outubro de 2016 a Associação dos Antigos Alunos da Faculdade Nacional de Direito. 

 

Observatório da Saúde

O CONSELHO DE MINERVA anunciou a criação do OBSERVATÓRIO DA SAÚDE. Concebido pelo Conselho, adotado e gestionado pelo Movimento de Participação Médica estará no ar em breve. 

 

Cassados reempossados

Bernardo Bosísio, filho de Carlos Eduardo Bosísio, in memoriam, André Barros, filho de Fernando Barros, in memoriam, Antonio Serra, Luiz Felipe Haddad, Jorge Moura, Esther Bertoletti, Sergio Moreira de Oliveira, Francisco Domingues, Hariberto Miranda Jordão, Alexandre Addor, Oscar Araripe,Paulo Horn, Paulo Lins e Sila e Técio Lins e Silva, foram alguns dos diretores do CACO, cassados no passado e que tiveram seus mandatos devolvidos. 

 

CEAQ Sorbonne no Brasil 

O CONSELHO DE MINERVA permanece apoiando a institucionalização no território brasileiro de um centro internacional de estudos e pesquisas vinculado ao CEAQ Sorbonne. O CEAQ (Centro de Estudos do Cotidiano Corrente) foi fundado em 1982 por Georges Balandier e Michel Maffesoli. O laboratório de pesquisa tem foco internacional, principalmente sobre as novas formas de sociabilidade e do imaginário, em suas diversas formas. Com equipes em Tokio e Seul, além de Paris, o CEAQ conta com pesquisadores espalhados por todo o mundo. No Brasil sua representação formal foi e está sendo desenvolvida pelo Professor Roberto Cavalcanti membro do Grupo Le Corbusier-Rio de Janeiro. 

 

Banco de Talentos

Criado e constituído pelo CONSELHO DE MINERVA em 2000 o “Banco de Talentos”, é uma “central de estágios” desenvolvido pelo CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa-Escola), instituição com mais de 30 anos de existência e que compõe o quadro de Conselheiros Eméritos. Em 2016 foram oportunizados 1.402 estágios para universitários da UFRJ. Na base do CIEE havia 7.960 universitários da UFRJ aguardando uma oportunidade, só em 2016 inscreveram-se 1.562.

2015

Relatório de Atividades do Ano de 2015

 

Novos Conselheiros

Em Bogotá foram diplomados como Conselheiros Eméritos a Embaixadora do Brasil na Colômbia, Maria Elisa Berenguer e o Embaixador Júlio Cesar Gomes dos Santos.

 

Na Cidade do México o Embaixador Marcos Raposo Lopes.

 

Na cidade de Boston, Estados Unidos, a Consulesa Gilvania Maria de Oliveira.

 

Na cidade de Lima, Peru, o Embaixador Carlos Alfredo Lazary Teixeira.

Em Búzios foram diplomados os médicos da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade Nacional de Medicina - A³FNM: Anderson de Barros Abreu, Denise Pires de Carvalho, Lea Mirian Barbosa da Fonseca, Luiz Roberto Londres, Marcio Leal de Meirelles, Paulo Cesar Fructuoso, Roberto de Andrade Medronho, Roberto Luis d'Ávila, Ruy Haddad e Walter Araujo Zin. Também diplomado o graduado pela Faculdade Nacional de Direito e artista plástico Oscar Araripe, que doou uma de suas obras para o CONSELHO DE MINERVA.

Ainda em Búzios recebeu Grande Homenagem do CONSELHO DE MINERVA o Professor de Medicina Isaac Vaisman. 

 

Foi diplomada Myda Maria Sala Pacheco, durante o XIV Congresso da Politicom, realizado no auditório da Central de Produção Multimídia da Escola de Comunicação da UFRJ.

 

Conselheiro doa Tela

O artista Oscar Araripe, graduado pela Faculdade Nacional de Direito, doou a tela “Jarro de Flores em Vermelho” para o CONSELHO DE MINERVA. A tela foi leiloada durante o encontro da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade Nacional de Medicina e o Conselho de 4 a 6 de dezembro. A renda obtida foi revertida equanimemente para o CONSELHO DE MINERVA e a A³FNM. Com tal numerário foi possível cunhar novas medalhas de Conselheiros Eméritos. 

 

Primeira reunião da A³FNM reinstalada 

Com a presença do Presidente de Honra, Diretor da Faculdade Nacional de Medicina Roberto de Andrade Medronho, a Associação dos Antigos Alunos realizou sua primeira reunião, quando foram discutidos seus projetos futuros, dentre eles o apoio à revitalização do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Ao evento, ocorrido em 8 de janeiro de 2016 e considerado histórico, compareceram o Presidente, Anderson de Barros Abreu; o Vice-presidente, José Marcus Raso Eulálio; a Diretora Tesoureira, Denise Carvalho; o membro Titular do Conselho Fiscal, Jorge Luis do Amaral; e os representantes da Associação na Congregação da Faculdade: Lúcio Pereira de Souza e Nelson Gonçalves Pereira. Também presente José Mauro Braz de Lima, convidado para o Conselho Editorial da A³FNM. O Vice-presidente Executivo do CONSELHO DE MINERVA, Sebastião Amoêdo, participou da reunião.

 

Sede de Saber no Youtube

O CONSELHO DE MINERVA está no YouTube. Nesse novo canal se poderá assistir importantes momentos legados à posteridade por profissionais vinculados à Universidade do Brasil, atual UFRJ. Inicialmente estará disponibilizada a série "Sede de Saber", gravada com o apoio da TV ALERJ (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) com depoimentos de pessoas marcantes, verdadeiros exemplos para todas as gerações. O canal está ainda aberto para perenizar outras atividades acadêmicas da UFRJ, tais como cerimônias de formatura, solenidades de diplomação e eventos especiais.Inaugurando esse canal o CONSELHO DE MINERVA disponibilizou ao público a série de entrevistas com renomados Antigos Alunos: o cirurgião Dr. Ivo Pitanguy; a médica psiquiatra Dra. Maria da Paz Manhães; o arquiteto professor Mauro Viegas; o físico professor Luiz Pinguelli Rosa; ex-Ministro da Educação professor Eduardo Portella; e o advogado Celso Fontenelle. 

 

Grande Homenagens 

O CONSELHO DE MINERVA outorgou Grande Homenagem, in memorian, aos Professores Cid Peres Pacheco e Marcus Faria Figueiredo. A diplomação se deu durante o XIV Congresso Brasileiro de Comunicação Política e Eleitoral

 

Festa Nacional da Liberdade

A Medalha da Resistência Cidadã, criada pela Associação de Antigos Alunos da Faculdade Nacional de Direito, é uma homenagem ao protomártir da independência Joaquim Antônio da Silva Xavier, o Tiradentes. Sua primeira outorga na Festa Nacional da Liberdade, em homenagem aos 125 anos da FND e 100 anos do CACO - Centro Acadêmico Cândido de Oliveira, homenageou o Conselheiro Sebastião Amoêdo de Barros, criador do CONSELHO DE MINERVA.

 

CEAQ Sorbonne no Brasil 

O CONSELHO DE MINERVA permanece apoiando a institucionalização no território brasileiro de um centro internacional de estudos e pesquisas vinculado ao CEAQ Sorbonne. O CEAQ (Centro de Estudos do Cotidiano Corrente) foi fundado em 1982 por Georges Balandier e Michel Maffesoli. O laboratório de pesquisa tem foco internacional, principalmente sobre as novas formas de sociabilidade e do imaginário, em suas diversas formas. Com equipes em Tokio e Seul, além de Paris, o CEAQ conta com pesquisadores espalhados por todo o mundo. No Brasil sua representação formal foi e está sendo desenvolvida pelo Professor Roberto Cavalcanti membro do Grupo Le Corbusier-Rio de Janeiro. 

 

Banco de Talentos

Criado e constituído pelo CONSELHO DE MINERVA em 2000 o “Banco de Talentos”, é uma “central de estágios” desenvolvido pelo CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa-Escola), instituição com mais de 30 anos de existência e que compõe o quadro de Conselheiros Eméritos. Em 2015 foram oportunizados 3.064 estágios para universitários da UFRJ. Na base do CIEE havia 5.927 universitários da UFRJ aguardando uma oportunidade, só em 2015 inscreveram-se 1.740.

2014

Relatório de Atividades do Ano 2014

 

Novos Conselheiros

O professor José Marcus Raso Eulálio, foi diplomado Conselheiro Emérito de Minerva em evento realizado no Iate Clube do Rio de Janeiro.

 

O Embaixador em Portugal Mario Villalva foi diplomado Conselheiro Emérito de Minerva pelo Vice-Presidente de Relações Internacionais Roberto Lauro Lana, em solenidade na embaixada do Brasil em Lisboa. 

 

O professor Francisco de Assis Esteves, foi diplomado Conselheiro Emérito de Minerva pelo ex-Reitor e Conselheiro Nelson Maculan Filho. Coube a Conselheira Maria Antonieta Rubio Tyrrell, Superintende de Atividades Fora da Sede da UFRJ fazer a imposição da medalha no homenageado. A diplomação se deu em cerimônia comemorativa do vigésimo aniversário do NUPEM – Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé. 

 

Banco de Talentos

Criado e constituído pelo CONSELHO DE MINERVA em 2000 o “Banco de Talentos”, é uma “central de estágios” desenvolvido pelo CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa-Escola), instituição com mais de 30 anos de existência e que compõe o quadro de Conselheiros Eméritos. Em 2014 foram oportunizados 3.042 estágios para universitários da UFRJ. Na base do CIEE havia 5.927 universitários da UFRJ aguardando uma oportunidade, só em 2014 inscreveram-se 1.268.

 

CEAQ Sorbonne no Brasil 

O CONSELHO DE MINERVA permanece apoiando a institucionalização no território brasileiro de um centro internacional de estudos e pesquisas vinculado ao CEAQ Sorbonne. O CEAQ (Centro de Estudos do Cotidiano Corrente) foi fundado em 1982 por Georges Balandier e Michel Maffesoli. O laboratório de pesquisa tem foco internacional, principalmente sobre as novas formas de sociabilidade e do imaginário, em suas diversas formas. Com equipes em Tokio e Seul, além de Paris, o CEAQ conta com pesquisadores espalhados por todo o mundo. No Brasil sua representação formal foi e está sendo desenvolvida pelo Professor Roberto Cavalcanti membro do Grupo Le Corbusier-Rio de Janeiro.

2013 

Relatório de Atividades do Ano de 2013

 

Novos Conselheiros Eméritos

Na cidade de New York foi diplomado Conselheiro Emérito o Cônsul Geral do Brasil, Luiz Felipe Seixas Corrêa.

 

Em Praga foi diplomado o Embaixador George Monteiro Prata e em Copenhagem o Embaixador Gonçalo Mello Mourão. 

 

No Rio de Janeiro procedeu-se a diplomação de Fátima Sobral Fernandes. 

 

Banco de Talentos

Criado e constituído pelo CONSELHO DE MINERVA em 2000 o “Banco de Talentos”, é uma “central de estágios” desenvolvido pelo CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa-Escola), instituição com mais de 30 anos de existência e que compõe o quadro de Conselheiros Eméritos. Em 2013 foram oportunizados 2.900 estágios para universitários da UFRJ. Na base do CIEE havia 5.710 universitários da UFRJ aguardando uma oportunidade, só em 2013 inscreveram-se 1.668.

 

CEAQ Sorbonne no Brasil 

O CONSELHO DE MINERVA permanece apoiando a institucionalização no território brasileiro de um centro internacional de estudos e pesquisas vinculado ao CEAQ Sorbonne. O CEAQ (Centro de Estudos do Cotidiano Corrente) foi fundado em 1982 por Georges Balandier e Michel Maffesoli. O laboratório de pesquisa tem foco internacional, principalmente sobre as novas formas de sociabilidade e do imaginário, em suas diversas formas. Com equipes em Tokio e Seul, além de Paris, o CEAQ conta com pesquisadores espalhados por todo o mundo. No Brasil sua representação formal foi e está sendo desenvolvida pelo Professor Roberto Cavalcanti membro do Grupo Le Corbusier-Rio de Janeiro.

2012

Relatório de Atividades do ano 2012

 

Novos Conselheiros

O CONSELHO DE MINERVA acolheu como Conselheira Emérita Maria das Graças Freitas Souza Filho. A diplomação ocorreu em solenidade festiva durante a formatura da primeira turma do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da UFRJ.

 

Na ocasião o graduando com o maior Coeficiente de Rendimento Thomaz Cantuária Waldmann Brasil recebeu o diploma de Conselheiro Emérito Ad Opportunere Tempore.

 

Por ocasião de uma segunda turma do Curso de Biblioteconomia recebeu o mesmo diploma Alex Medeiros Kornalewsky. 

 

CEAQ Sorbonne no Brasil 

O CONSELHO DE MINERVA permanece apoiando a institucionalização no território brasileiro de um centro internacional de estudos e pesquisas vinculado ao CEAQ Sorbonne. O CEAQ (Centro de Estudos do Cotidiano Corrente) foi fundado em 1982 por Georges Balandier e Michel Maffesoli. O laboratório de pesquisa tem foco internacional, principalmente sobre as novas formas de sociabilidade e do imaginário, em suas diversas formas. Com equipes em Tokio e Seul, além de Paris, o CEAQ conta com pesquisadores espalhados por todo o mundo. No Brasil sua representação formal foi e está sendo desenvolvida pelo Professor Roberto Cavalcanti membro do Grupo Le Corbusier-Rio de Janeiro. 

 

Banco de Talentos

Criado e constituído pelo CONSELHO DE MINERVA em 2000 o "Banco de Talentos", é uma "central de estágios" desenvolvido pelo CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa-Escola), instituição que compõe o quadro de Conselheiros Eméritos. Em 2012 foram oportunizados 2.924 estágios para universitários da UFRJ. Na base do CIEE-RJ havia 5.118 universitários da UFRJ, sendo 1.609 o número de inscritos em 2012.

2011

Relatório de Atividades do ano 2011

 

Conselheiro Emérito

O Conselheiro Alberto Gabbay Canen diplomou como Conselheiro Emérito o Embaixador Brasileiro na Croácia, Luiz Fernando Gouvêa de Athayde. 

 

Conselheiro Ad Opportunere Tempore

A Diretoria aprovou sugestão do Vice-Presidente Executivo para que sejam feitos convites-homenagens aos graduandos da UFRJ para que participem do CONSELHO DE MINERVA. Para tanto foi definido que todos os as turmas de graduandos interessadas receberão na solenidade de formatura um certificado de CONSELHEIRO DE MINERVA AD OPPORTUNERE TEMPORE, concedendo-lhes o direito de ingressar no quadro de CONSELHEIRO EMÉRITO, sem ônus, pelo período de até 10 (dez) anos. Com isso são oportunizadas novas gerações para a continuidade da causa da educação. A primeira turma de graduandos a receber o diploma será a do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da UFRJ. 

 

CEAQ Sorbonne no Brasil 

O CONSELHO DE MINERVA permanece apoiando a institucionalização no território brasileiro de um centro internacional de estudos e pesquisas vinculado ao CEAQ Sorbonne. O CEAQ (Centro de Estudos do Cotidiano Corrente) foi fundado em 1982 por Georges Balandier e Michel Maffesoli. O laboratório de pesquisa tem foco internacional, principalmente sobre as novas formas de sociabilidade e do imaginário, em suas diversas formas. Com equipes em Tokio e Seul, além de Paris, o CEAQ conta com pesquisadores espalhados por todo o mundo. No Brasil sua representação formal foi desenvolvida pelo Professor Roberto Cavalcanti membro do Grupo Le Corbusier-Rio de Janeiro. Várias atividades já vêm sendo realizadas algumas delas com a participação pessoal do Professor Michel Maffesoli. 

 

CIMAM

O Centro Integrado de Modelismo Ases de Minerva, que já tinha a aprovação do Comitê Técnico do Plano Diretor, foi homologado para funcionar no Campus da Ilha da Cidade Universitária pelo Conselho de Curadores da UFRJ . O Comitê de Modelismo do CONSELHO DE MINERVA analisa a melhor oportunidade para sua instalação.

O objetivo do CIMAM é propiciar e desenvolver a prática do modelismo em suas múltiplas expressões, como o aeromodelismo, helimodelismo, planadorismo, nautimodelismo, rodomodelismo, ferromodelismo e plastimodelismo, interagindo com a academia. Insere-se nessas atividades a atuação de desenvolvimento social e econômico de membros das comunidades adjacentes ao campus, através da habilitação de novos profissionais para o suporte técnico do modelismo no Rio de Janeiro.

 

Banco de Talentos

Criado e constituído pelo CONSELHO DE MINERVA em 2000 o "Banco de Talentos", é uma "central de estágios" desenvolvido pelo CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa-Escola), instituição que compõe o quadro de Conselheiros Eméritos. Em 2011 foram oportunizados 1.311 estágios para universitários da UFRJ, dos 2.825 solicitantes inscritos. Na base do CIEE-RJ havia 5.137 universitários da UFRJ, sendo 1.785 o número de inscritos em 2011.

2010

Relatório de Atividades do ano 2010

 

Assembléia

Na assembléia comemorativa dos 10 anos de fundação do CONSELHO DE MINERVA houve posse de novos Conselheiros Eméritos e Homenagens a personalidades que se destacaram na causa da Educação.

As homenagens por indicação dos Comitês temáticos foram para a Professora Heloisa Buarque de Holanda, por sua trajetória como educadora e para a Procuradora Federal Telma Marques Malheiros Carvalho, que vem se destacando na causa do Desenvolvimento Sustentado. 

Tomaram posse como Conselheiros Eméritos Alberto Gabbay Canen, Ana Canen, a Associação de Modelismo dos Amigos da UFRJ – AMA/UFRJ, Giuseppe Luigi Maiolino, Marcelo Serpa e Maria José Veloso da Costa Santos.

Após a Assembléia os Conselheiros participaram de uma “Ode a deusa Ninkasi”: Grande Aula com o cervejólogo Leandro Ajuz Coelho, sobre a arte de selecionar e apreciar a bebida criada pelos sumérios, a preferida do Faraó Ramsés III, presente no Código de Hamurabi e nos comerciais de Paris Hilton, com degustação de selecionados exemplares.

 

Universidade do Brasil: 90 anos

No dia 20 de setembro de 2010 o CONSELHO DE MINERVA comemorou os 90 anos da UNIVERSIDADE DO BRASIL com Jantar Executivo na Galeria 1618. Na ocasião foi assinado um acordo com a Honda Veículos, através da concessionária Rio-Tokio, para lançamento de um Consórcio para ex-aluno, alunos, professores, funcionários e amigos da UFRJ. O Conselheiro Roberto Cavalcanti, aniversariante na véspera, foi homenageado pelos presentes.

 

CEAQ Brasil 

O CONSELHO DE MINERVA permanece responsável pela institucionalização no território brasileiro de um centro internacional de estudos e pesquisas vinculado ao CEAQ Sorbonne. O CEAQ (Centro de Estudos do Cotidiano Corrente) foi fundado em 1982 por Georges Balandier e Michel Maffesoli. O laboratório de pesquisa tem foco internacional, principalmente sobre as novas formas de sociabilidade e do imaginário, em suas diversas formas. Com pesquisadores em todo o mundo, inclusive no Brasil, o CEAQ dispõe de uma representação formal desenvolvida pelo Professor Doutor Roberto Cavalcanti membro do Grupo Le Corbusier-Rio. 

 

Universitário Segurado

Durante todo o ano foi mantido, universitários africanos e do alojamento da UFRJ, o programa Universitário Segurado, patrocinado pela AMA/UFRJ – Associação de Modelismo dos Amigos da UFRJ, que assegura as despesas de alunos em caso de acidentes pessoais. O apoio da AMA/UFRJ, encerrado em outubro, cobria uma apólice de seguro contra acidentes pessoais para até 500 (quinhentos) universitários. 

 

Comitê de Modelismo

O CONSELHO DE MINERVA agregou a seus comitês o Comitê de Modelismo, objetivando congregar praticantes de modelismo que freqüentam os campi universitários. A presidência está a cargo do Conselheiro Giuseppe Luigi Maiolino. 

 

CIMAM

O Comitê de Modelismo do CONSELHO DE MINERVA criou o CIMAM – Centro integrado de Modelismo Ases de Minerva. Suas instalações no campus da Ilha (Fundão) da Cidade Universitária foram aprovadas pelo Comitê Técnico do Plano Diretor da UFRJ e autorizadas a funcionar pela Prefeitura Universitária. Suas atividades seguem todos os norteamentos da administração superior da UFRJ e, para os casos específicos de aeromodelismo, das autoridades da aviação e da COBRA – Confederação Brasileira de Aeromodelismo.

O objetivo do CIMAM é propiciar e desenvolver a prática do modelismo em suas múltiplas expressões, como o aeromodelismo, helimodelismo, planadorismo, nautimodelismo, rodomodelismo, ferromodelismo e plastimodelismo, interagindo com as unidades de ensino, pesquisa e extensão da UFRJ. Insere-se nessas atividades a atuação de desenvolvimento social e econômico de membros das comunidades adjacentes ao campus, através da habilitação de novos profissionais para o suporte técnico do modelismo no Rio de Janeiro.

 

Banco de Talentos

Criado e constituído pelo CONSELHO DE MINERVA em 2000 o "Banco de Talentos", é uma "central de estágios" desenvolvido pelo CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa-Escola), instituição que compõe o quadro de Conselheiros Eméritos. Em 2010 foram oportunizados 2.622 estágios para universitários da UFRJ, dos quais 530 solicitaram inscrição naquele mesmo ano. Na base do CIEE havia 5.432 universitários da UFRJ sendo 1.876 o número de inscritos em 2010. 

 

Sede de Saber

A série Sede de Saber, programa de Televisão exibido na TV Comunitária (Canal 6 Net Rio), prosseguiu apresentando ao longo do ano entrevista com o Engenheiro (turma de 1958) Affonso Augusto Canedo Netto, que fala em dois programas sobre sua vida profissional na Prefeitura do Rio de Janeiro e sobre a construção da Cidade de Música. O programa está no ar nos sábados ao meio-dia e nas segundas-férias às 20h30.

 

Página na Internet

A página do CONSELHO DE MINERVA na internet completamente remodelada permite a sua atualização permanente. O cadastramento de antigos alunos da UNIVERSIDADE DO BRASIL, atual UFRJ, segue a passos largos, propiciando um canal de comunicação com vários segmentos graduados e pós-graduados que permanecem se aprimorando e contribuindo para o desenvolvimento social.

2009

Relatório de atividades do ano de 2009

 

Assembléia 

A Assembléia Geral realizada em 19 de março, no Forum de Ciência e Cultura da UFRJ, elegeu nova Diretoria e Comissão Fiscal para o quatriênio de março de 2009 a março de 2013. Na ocasião foi diplomada Olimpia Augusta dos Santos Gonçalves como Conselheira Emérita de Minerva. 

Embaixador em Atenas é Conselheiro Emérito

O Vice-Presidente de Relações Internacionais, Roberto Lauro Lana, diplomou em Atenas o novo Conselheiro Emérito Affonso Emílio de Alencastro Massot, atual Embaixador Brasileiro na Grécia.

 

Comitês Temáticos

Foram criados os Comitês Temáticos, que objetivam desenvolver ações específicas nas áreas de interesse social e profissional, além de indicar pessoas físicas ou jurídicas para prêmios anuais. Compreendendo os seguintes prêmios: Personalidade do Ano; Instituição de Ensino Superior; Docente do Ano (básico, secundário e superior); Pesquisador do Ano (iniciação científica, pós-graduando ou pesquisador sênior). Cada Comitê tem um Patrono e um Presidente, a quem cabe desenvolver as atividades do Comitê. Os Patronos e os Presidentes são os seguintes: Artes – Heitor Villa Lobos – Rosza Well Zoladz; Direitos Humanos – Sobral Pinto – Celso Guedes; Comunicação – Barbosa Lima Sobrinho – Moysés Chernichiarro Corrêa; Educação – Paulo Freire – Telenia Hill; Política e Desenvolvimento – Juscelino Kubitschek – Ney Suassuna; Bem Estar Social – Don Helder Câmara – presidência vaga; Economia – Celso Furtado - presidência vaga; Tecnologia – Fernando Lobo Carneiro – Paulo Alcântara Gomes; Esportes – Maria Lenk - presidência vaga; Brasilidade – Darcy Ribeiro – Claudete Lima; Saúde – Carlos Chagas Filho – Pietro Novellino; Meio Ambiente – Orlando Villas Boas – Flávio Miguez. 

 

CEAQ Brasil

O CONSELHO DE MINERVA é o responsável pela institucionalização no território brasileiro de um centro internacional de estudos e pesquisas vinculado ao CEAQ Sorbonne. O CEAQ (Centro de Estudos do Cotidiano Corrente) foi fundado em 1982 por Georges Balandier e Michel Maffesoli. Este laboratório de pesquisa tem foco internacional, principalmente sobre as novas formas de sociabilidade e do imaginário, em suas diversas formas. Com pesquisadores em todo o mundo, inclusive no Brasil, o CEAQ agora disporá de uma representação formal desenvolvida pelo Professor Doutor Roberto Cavalcanti membro do Grupo Le Corbusier-Rio. O convênio de parceria foi assinado pelo Professor Doutor Michel Maffesoli durante o XI Colóquio França-Brasil. 

O CEAQ BRASIL será regido por um Estatuto a ser elaborado. Até sua constituição legar será acolhido e gerido pelo CONSELHO DE MINERVA.

 

África no Brasil: Visão Universitária

Com o objetivo de discutir o intercâmbio cultural entre Brasil e África, foi realizado nos dias 23 e 24 de junho o evento África no Brasil, Visão Universitária, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.

 

O encontro, reunindo estudantes africanos conveniados ao Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G), incluiu debates e apresentações de dança e música. Participaram estudantes de Angola, Burkina Faso, Cabo Verde, Congo, Gana, Guiné Bissau, Moçambique Nigéria, Quênia, São Tomé e Príncipe e Senegal.

 

O evento contou ainda com representantes diplomáticos como o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Moçambique Murade Isaac Murargy e do Cônsul da República de Cabo Verde Pedro António dos Santos.

 

Universitário Segurado 

Durante o Encontro Brasil África foi lançado para universitários africanos e do alojamento da UFRJ o programa Universitário Segurado, patrocinado pela AMA/UFRJ – Associação de Modelismo dos Amigos da UFRJ, que assegura as despesas de alunos em caso de acidentes pessoais. O apoio da AMA/UFRJ cobre uma apólice de seguro contra acidentes pessoais para até 500 (quinhentos) universitários. 

 

Acordo Ningbo China

Em 20 de outubro foi assinado acordo de cooperação no campo da educação com a delegação da província de Ningbo, China. Pelo acordo o CONSELHO DE MINERVA e as organizações de Ningbo trocarão experiências no campo da qualidade da educação, intercâmbio de estudantes e de experiências acadêmicas. 

 

Banco de Talentos

Criado e constituído pelo CONSELHO DE MINERVA em 2000 o "Banco de Talentos", é uma "central de estágios" desenvolvido pelo CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa-Escola), instituição com mais de 35 anos de existência e que compõe o quadro de Conselheiros Eméritos. Em 2009 foram oportunizados 2.059 estágios para universitários da UFRJ. Na base do CIEE havia 4.944 universitários da UFRJ aguardando uma oportunidade, só em 2009 inscreveram-se 2.470.

 

Sede de Saber

A série Sede de Saber, programa de Televisão exibido na TV Comunitária (Canal 6 Net Rio), prosseguiu apresentando ao longo do ano momentos do Encontro Brasil – África. O programa está no ar nos sábados ao meio-dia e nas segundas-férias às 20h30.

 

Página na Internet

A página do CONSELHO DE MINERVA na internet foi completamente remodelada, permitindo a sua atualização permanente. O cadastramento de antigos alunos da UNIVERSIDADE DO BRASIL, atual UFRJ, segue a passos largos, propiciando um canal de comunicação com vários segmentos graduados que permanecem se aprimorando e contribuindo para o desenvolvimento social.

2008

Relatório de atividades do ano de 2008

 

Diplomação de Conselheiros Eméritos

Ao longo de 2008 houve cinco reuniões mensais, com homenagens e posse dos novos Conselheiros Eméritos: Químico Paulo Prilwitz; Jornalistas Marcelo Beraba e Moysés Correa, a Enfermeira de Guerra Elza Cansanção Medeiros e o Engenheiro Eloi José Fernandes Moreira.

 

Entre as homenagens: os 200 anos da Faculdade Nacional de Medicina – presenteada com um estudo do famoso quadro “Visita a Esculápio”; os 100 anos da Associação Brasileira de Imprensa; os 80 anos da Escola de Enfermagem Anna Nery; os 75 anos da Associação dos Antigos Alunos da Escola Politécnica e os 60 anos da Associação dos Ex-Alunos da Escola de Química.

 

Nas palestras de atualização foram discorridos os seguintes temas: “Orçamento participativo”; “Saúde Bucal”; “A água nossa de cada dia” e “História da Faculdade Nacional de Medicina”. 

 

Universidade do Brasil

Uma nova logomarca do Conselho de Minerva foi desenvolvida, integrada com a marca da UNIVERSIDADE DO BRASIL, tendo em vista ser da missão do CONSELHO DE MINERVA preservar a memória daquela Instituição de Ensino Superior, predecessora da atual UFRJ.

 

Banco de Talentos

Criado e constituído pelo CONSELHO DE MINERVA em 2000 o "Banco de Talentos", é uma "central de estágios" desenvolvido pelo CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa-Escola), instituição com mais de 35 anos de existência e que compõe o quadro de Conselheiros Eméritos. Em 2007 foram oportunizados 2.059 estágios para universitários da UFRJ. Na base do CIEE havia 4.944 universitários da UFRJ aguardando uma oportunidade, só em 2007 inscreveram-se 2.470.

 

Homenagem a Cid Pacheco

Sete dias após o falecimento do Professor Cid Pacheco o CONSELHO DE MINERVA, homenageou um dos maiores nomes do marketing brasileiro e um dos precursores do marketing eleitoral, que tantos alunos orientou na Escola de Comunicação da UFRJ. Na mesma ocasião foi rezada missa de sétimo dia, celebrada pelo Arcebispo Auxiliar do Rio de Janeiro, Edson Homem, na capela de São Pedro de Alcântara do Forum de Ciência e Cultura. Antes da missa foi exibido o programa Sede de Saber, produzido pelo CONSELHO DE MINERVA em parceria com a TV ALERJ, com uma das últimas entrevistas do Professor Cid Pacheco.

 

Lançamento de livro com os alunos da ECO-UFRJ

Através de sua marca editorial o CONSELHO DE MINERVA apoiou a Associação dos Antigos Alunos da ECO-UFRJ que fizeram lançamento do livro "Assessoria de Comunicação, Visão Universitária", por ocasião do centenário das Relações Públicas. Organizado pelo Prof. Sebastião Amoêdo o livro conta com a participação especial dos Conselheiros Eméritos e Professores da ECO-UFRJ: Claudete Lima e Luiz Sólon Gallotti. 

 

Primeiro Encontro Internacional

O Primeiro Encontro Internacional do CONSELHO DE MINERVA aconteceu em Buenos Aires de 5 a 9 de dezembro. Três associações de antigos alunos se fizeram representar por seus dirigentes: Roberto Cavalcanti pela Associação dos Ex-Alunos e Professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Paulo Prillwitz pela Associação dos Ex-Alunos da Escola de Química e Sebastião Amoêdo pela Associação de Antigos Alunos da Escola de Comunicação da UFRJ. 

 

Sede de Saber

A série Sede de Saber, programa de Televisão produzido em parceria com a TV ALERJ foi relançada na TV Comunitária (Canal 6 Net Rio), após renegociação da participação financeira do CONSELHO DE MINERVA na TV Comunitária. O programa está no ar nos sábados ao meio-dia e nas segundas-férias às 20h30.

 

Página na Internet

A página do CONSELHO DE MINERVA na internet foi completamente remodelada, permitindo a sua atualização permanente. O cadastramento de antigos alunos da UNIVERSIDADE DO BRASIL, atual UFRJ, segue a passos largos, propiciando um canal de comunicação com vários segmentos graduados que permanecem se aprimorando e contribuindo para o desenvolvimento social.

2007

Relatório de Atividades do Ano de 2007

 

Assembléia Geral 

Em 22 de março, sob a coordenação do Vice-Presidente Jeovah de Arruda Câmara, foi homenageada a República Helênica da Grécia, no Forum de Ciência e Cultura da UFRJ. O evento foi prestigiado pelos Conselheiros Eméritos, o que propiciou a Assembléia Geral do ano, no mês em que se comemora a data das festividades da deusa Minerva (19 de março). Na ocasião o Cônsul Geral da Grécia no Rio de Janeiro, Nikolas Protonotarius declarou todos os presentes "Gregos Honorários". Não houve diplomações de novos Conselheiros Eméritos. 

 

Universidade do Brasil

Tendo em vista decisão judicial de segunda instância na Justiça Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ não mais detém a marca Universidade do Brasil. Como o CONSELHO DE MINERVA consiste numa iniciativa cultural e associativa voltada fundamentalmente para a preservação da memória da "UNIVERSIDADE DO BRASIL" e dos seus ex-alunos e litiga judicialmente a este favor desde o ano 2000, foi oficiado por cartório de títulos e documentos ao Instituto do Patrimônio Histórico Nacional para o devido tombamento da marca, para que nenhuma outra pessoa ou instituição tente mais uma vez o seu registro.

 

Banco de Talentos

Criado e constituído pelo CONSELHO DE MINERVA em 2000 o “Banco de Talentos”, é uma “central de estágios” desenvolvido pelo CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa-Escola), instituição com mais de 30 anos de existência e que compõe o quadro de Conselheiros Eméritos. Em 2007 foram oportunizados 2.059 estágios para universitários da UFRJ. Na base do CIEE havia 4.944 universitários da UFRJ aguardando uma oportunidade, só em 2007 inscreveram-se 2.470.

 

Homenagem a Maria Lenk

Sete dias após a morte da Professora Maria Lenk, o CONSELHO DE MINERVA, com o apoio da AMA-UFRJ homenageou a mulher que se destacou por sua coragem e determinação, tão incomuns ao gênero de sua época, como atleta e como participante fundamental na construção da Escola Nacional de Educação Física – ENEF da Universidade do Brasil.

 

Inicialmente alunos e professores de natação interromperam suas atividades e fizeram um círculo em volta da primeira piscina da antiga ENEF, na Praia Vermelha, onde jogaram pétalas de rosas. A seguir foi rezada missa de sétimo dia, celebrada pelo Arcebispo Auxiliar do Rio de Janeiro, Edson Homem, na capela de São Pedro de Alcântara do Forum de Ciência e Cultura.

 

Antes da missa foi exibido o programa Sede de Saber, produzido pelo CONSELHO DE MINERVA em parceria com a TV ALERJ, com uma das últimas entrevistas da Professora Maria Lenk. 

 

Lançamento dos Anais do Seminário da Afeba

A Associação dos Ex-Bolsistas da República Federal da Alemanha lançou a publicação “Uma sociedade em transformação” prefaciada pelo Vice-Presidente Executivo do CONSELHO DE MINERVA, Prof. Sebastião Amoêdo. Na publicação estão os anais do seminário realizado em 2004 “A função do ensino superior”, que contou com o apoio do Conselho.

2006

Relatório de Atividades do Ano de 2006

 

Assembléia Geral com Diplomações

A Assembléia Geral 2006 ocorreu de 15 a 17 de setembro, na Pousada Urikana, em Teresópolis.

 

Na ocasião foram empossados os novos Conselheiros Eméritos: Flávio do Couto Bezerra Cavalcanti, Engenheiro Químico; Francisco José de Asevedo, Desembargador; Helda Lima Meireles, Desembargadora; Jorge da Costa Rzezinski, Advogado; José Oswaldo Corrêa, Advogado; Mauro Dickstein, Desembargador; Rosza W. Vel Zoladz, Socióloga; Revista Justiça & Cidadania; Sergio Lucio de Oliveira e Cruz, Desembargador; Sergio Ribeiro Paiva, Arquiteto.

 

Banco de Talentos

Criado e constituído pelo CONSELHO DE MINERVA em 2000 o “Banco de Talentos”, é uma “central de estágios” desenvolvido pelo CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa-Escola), instituição com mais de 30 anos de existência e que compõe o quadro de Conselheiros Eméritos. Em 2006 foram oportunizados 1.238 estágios para universitários da UFRJ.

 

Escola Superior de Guerra

Desde 2004 o CONSELHO DE MINERVA indica estagiários para o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra. Cursou o CAEPE 2004 o Médico Cláudio Stillner, em 2005 a Juíza de Direito Maria Izabel Pena Pieranti e em 2006 a Desembargadora Célia Maria Vidal Meliga Pessoa; o Desembargador Marco Aurélio dos Santos Fróes e Juiz de Direito Fabio Dutra, todos magistrados do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Selecionam os candidatos pelo CONSELHO DE MINERVA os Vice-Presidentes Executivo e de Registros, Professor Sebastião Amoêdo e Desembargador Celso Guedes, que cursaram a ESG em 2002 e 1982, respectivamente. 

Editora Conselho de Minerva

O vice-presidente do Conselho de Minerva, Desembargador Celso Guedes, 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, lançou pela Editora do Conselho de Minerva o livro "Juízo de Admissibilidade nos Recursos Especial e Extraordinário", no Salão Nobre do TJRJ. O livro é uma coletânea de cem verbetes jurídicos e despachos dados pelo desembargador, sendo 40% deles sobre admissibilidade dos recursos interpostos.

 

Sede de Saber

O programa Sede de Saber apresentou ao longo do período entrevistas com Edmee Brandi (Fonoaudiologia). Manoel Spezím Neto (Educação Física e Futebol). José Ramalho Ortigão (Engenharia). Amílcar Viana (Odontologia). Mauro Viegas (Arquitetura). Tércio Pacitti (Engenharia, Tecnologia da Informação). Celso Guedes (Direito, Magistratura). Fernando Pamplona (Belas Artes, Carnaval). Eduardo Portella (Letras, Educação). Cid Pacheco (Publicidade, Marketing Eleitoral). Helio Alonso (Educação). Maria Lenk (Educação Física, Natação). Jeovah de Arruda Câmara (Antropologia). Luis Pinguelli Rosa (Física). Militza Bakich Putviger (Educação). Agrícola Bethlem (Administração). Florentino Dias (Música, Regência). Leila Maria Felix do Nascimento (Recursos Humanos).

"Sede de Saber" tem o compromisso de apresentar antigos alunos da Universidade do Brasil e suas congêneres, que por sua notoriedade na busca do conhecimento e na dedicação à sociedade devam ter seu testemunho de vida preservado como exemplo para as novas gerações. A série de entrevistas teve início em agosto de 2005 com Maria da Paz Manhães (Médica, a primeira psiquiatra infantil). A partir de novembro o programa passou a ser gravado e exibido na TV ALERJ (canal 12 Net), onde foram apresentadas entrevistas com os Conselheiros Ivo Pitanguy (Cirurgia Plástica), Celso Fontennelle (Direito, Advocacia). Manoel Pio Correa (Diplomacia) e Raymundo Machado (Química e Comunicação).

2005

Relatório de Atividades do Ano de 2005

 

Assembléia

Na Assembléia Geral em março de 2005 foi aprovado o novo Estatuto, de acordo com o Código Civil. Para votar e serem votados os Conselheiros Eméritos devem estar em dia com suas obrigações, dentre elas a taxa de manutenção anual. O CONSELHO DE MINERVA passa a reunir as Universidades do Brasil. Permanece como Presidente de Honra o Reitor da UNIVERSIDADE DO BRASIL

 

Diplomações

Em 2005 não houve diplomações de novos Conselheiros Eméritos. 

 

Banco de Talentos

Montado pelo CONSELHO DE MINERVA em 2000 o “Banco de Talentos”, é uma “central de estágios” desenvolvido pelo CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa-Escola), instituição com mais de 30 anos de existência e que compõe o quadro de Conselheiros Eméritos. Em 2005 o Banco de Talentos oportunizou 1996 estágios para universitários da UFRJ, tendo em seu cadastro outros 7.680, aguardando oportunidade.

 

Escola Superior de Guerra

Desde 2004 o CONSELHO DE MINERVA indica estagiários para o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra. Cursou o CAEPE 2004 o Médico Cláudio Stillner e em 2005 a Juíza de Direito Maria Izabel Pena Pieranti, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Selecionam os candidatos pelo CONSELHO DE MINERVA os Vice-Presidentes Executivo e de Registros, Professor Sebastião Amoêdo e Desembargador Celso Guedes, que cursaram a ESG em 2002 e 1982, respectivamente. 

 

Sede de Saber

Com a presença de Conselheiros Eméritos e amigos da Dra. Maria da Paz Manhães foi lançado oficialmente, em jantar no Leme Tênis Clube no dia 9 de agosto de 2005, o programa para televisão "Sede de Saber", do CONSELHO DE MINERVA, que vai ao ar desde então na TV Comunitária (canal 6 Net). A partir de novembro o programa passou a ser gravado e exibido na TV ALERJ (canal 12 Net), onde foram apresentadas entrevistas com os Conselheiros Ivo Pitanguy, Celso Fontennelle, Edmee Brandi e Raymundo Machado. "Sede de Saber" tem o compromisso de apresentar antigos alunos da Universidade do Brasil e suas congêneres, que por sua notoriedade na busca do conhecimento e na dedicação à sociedade devam ter seu testemunho de vida preservado como exemplo para as novas gerações. 

 

Financiamento à Educação

Em operação inédita no mercado financeiro nacional, lançamos em março de 2001 o financiamento de pós-graduação, através do Hiper-crédito MBA Pós-Graduação do Banco Bilbao Vizcaya. Mais tarde o Banco veio a ser adquirido pelo Bradesco, que descontinuou o acordo. Em final de 2005 vemos outros bancos, dentre eles a Caixa Econômica Federal lançar o financiamento de pós-graduação. Mais uma conquista de vanguarda do CONSELHO DE MINERVA. 

 

Página na Internet

Permanecemos com nossa página da rede de computadores. Bastante simples ela divulga nossos principais eventos e realizações. O endereço é